A importância do compliance nas organizações
O que é compliance?
O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa “agir em sintonia com as regras”.
A política de compliance é uma ação interna voltada para a garantia de que uma empresa se mantenha dentro das regras estabelecidas pelos órgãos reguladores e em consonância com o seu próprio regulamento interno, além de prevenir e/ou tratar quaisquer desvios ou inconformidades dentro do negócio.
Como assim?
A política de compliance, em termos didáticos, estabelece que uma empresa deve desempenhar suas funções em alinhamento com determinadas normas, controles internos e externos, além de acatar todas as políticas e diretrizes estabelecidas pelo e para o próprio negócio, desde o “chão” da fábrica à presidência.
Ao adotar tal ação, o empreendimento de assegura o cumprimento rigoroso de todas as determinações dos órgãos de regulamentação e que suas atividades estão sendo desenvolvidas dentro de todos os padrões exigidos pelo seu segmento, o que vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética e de gestão.
Compliance é ideologia e vai além de “interpretar e respeitar as leis”. Implantar esse conjunto de ferramentas é algo cada vez mais estratégico. Tal política é construída de maneira tática, respeitando e permeando os objetivos estratégicos, missão, visão e valores da empresa. Dessa forma, adotar o compliance é fundamental para a consolidação de um negócio no mercado.
Quais são os objetivos, papéis e responsabilidades da função de compliance na organização?
- Identificar e analisar riscos operacionais;
- Gerenciar controles internos em todas as esferas da organização;
- Desenvolver projetos de melhoria contínua e adequação às normas técnicas;
- Prevenir e analisar e fraudes e erros;
- Realização de auditorias periódicas;
- Gerenciar e rever as políticas de gestão de pessoas;
- Trabalhar na elaboração de manuais de conduta e de operação;
- Auxiliar no desenvolvimento estratégico de disseminação do compliance na cultura organizacional;
- Fiscalização da conformidade contábil de acordo com as normas internacionais (International Financial Reporting Standards – IFRS);
- Interpretar leis e adequá-las ao universo da empresa.
Quais são os principais benefícios da política de compliance?
- Aumenta a segurança do seu empreendimento em diversos sentidos. Com esse tipo de política, é possível diminuir os riscos do negócio, além de reduzir possíveis impactos ligados ao descumprimento de normas reguladoras;
- Melhora a imagem da empresa. A empresa se posiciona como sendo de confiança e qualidade por ter processos muito bem estruturados. Além disso, ao atender a todas as normas e obrigações, ela demonstra comprometimento e seriedade. O compliance reduzem-se os riscos de se ver envolvida em processos fraudulentos ou outras questões que prejudiquem os negócios, ganhando credibilidade;
- Diminui os custos. Com o compliance, é possível garantir que custos com determinadas ações judiciais, indenizações e multas sejam evitados, o que diminui consideravelmente os gastos;
- Previne erros e retrabalhos. A falta de compliance também está ligada a um número maior de erros. Sem saber exatamente como agir ou a quais regras atender é fácil fazer a escolha errada. Eventualmente, isso pode levar à necessidade de retrabalho, o que leva à perda de dinheiro, eficiência e produtividade. Como tudo é feito de maneira estratégica, o resultado é que é possível diminuir a ocorrência de erros e de retrabalhos em geral. Com menos erros e menos gargalos, o produto ou serviço final passam a ser ainda mais diferenciados.
- Aumento da eficiência e da qualidade. O compliance garante que o negócio realize melhorias para conseguir uma atuação cada vez mais adequada e alinhada com o regimento interno. Como consequência, há um importante aumento da qualidade dos processos;
- Garantia de transparência. O fato de os processos serem bem definidos e baseados principalmente nas questões de legislação faz com que a empresa tenha mais transparência. Suas ações passam a ser justificadas e estruturadas, além de altamente estratégicas, o que melhora a comunicação interna — todos sabem por que determinadas ações devem ser executadas — e externa – stakeholders passam a entender melhor a atuação do negócio.
- Funciona como vantagem competitiva. Uma empresa que utiliza o compliance de maneira estratégica ganha vantagem competitiva em diferentes sentidos ao permitir que o negócio se posicione no mercado como uma opção mais segura.
FONTES:
https://endeavor.org.br/compliance/
http://portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br/entenda-tudo-sobre-compliance/